Cidades

Quase 200 ônibus são incendiados no Estado

Ônibus foi incendiado nesta segunda em São Francisco, bairro de Niterói. Foto: Alex Oliveira

Depois dos ataques a ônibus que aconteceram nesta segunda-feira (12) tanto em Niterói quanto em Angra dos Reis, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) divulgou que desde 2016, foram incendiados 197 em todo o Estado, uma média de quatro veículos destruídos por mês, nos últimos quatro anos.

“Com estes casos, sobe para 197 o número de ônibus incendiados no Estado do Rio desde 2016, dos quais apenas sete veículos foram recuperados e retornaram à operação. Do total, mais de 40% eram climatizados. O custo de reposição supera R$ 85 milhões, recursos que poderiam estar sendo investidos na melhoria do transporte público com a renovação da frota”, informou a Federação por meio de nota.

Um ônibus incendiado deixa de transportar cerca de 70 mil passageiros em seis meses, tempo necessário para a reposição de um veículo no sistema, segundo a própria Fetranspor. Se somarmos a frota incendiada desde 2016 (197), potencialmente, deixam de ser transportados mais de 13,7 milhões de passageiros nesses veículos.

Durante esta segunda, a primeira ação foi durante a madrugada, por volta de 1h, com dois ônibus queimados na BR-101, no trecho Rio-Santos, na altura da comunidade Sapinhatuba, em Angra dos Reis. Os veículos faziam as linhas Centro x Monsuaba e Jacuecanga x Centro. A segunda aconteceu por volta das 17h30m na Avenida Franklin Roosevelt, em São Francisco, bairro de Niterói. Durante a ação, foi queimado um ônibus da linha 37 (Parque da Colina x Centro), este equipado com ar-condicionado.

< Vasco quer Talles Magno para o clássico Estado quer revisão da Recuperação Fiscal <